About Me

domingo, 20 de janeiro de 2013

Por distração



Ela fervilhava de raiva, batendo perna pela rua. Nem se deu ao trabalho de pensar que aquela cara amarrada e a pressa levantariam dúvidas, causariam má impressão. Só sabia que, nos últimos dias, sua paciência vinha num declínio contínuo. Era a frustração de uma ansiedade em vão. Esperar por nada. Pelo repetitivo nada. 


De que adiantava um amor se havia um prazo de validade? Depois que ele foi embora, ficou aquela dúvida. Se valia a pena. Quer dizer, ama-se hoje, mas até quando? Não que ela própria fosse o exemplo de estabilidade sentimental. Porque não, ela não era. Mas a dúvida que passara a atormentá-la pelas esquinas, por cima do ombro, era bem mais ampla, generalista. Era uma pergunta dirigida a algo maior, talvez à razão para se amar um homem, para entregar corpo e coração. Pra quê?

Entrou na livraria do meio do quarteirão, respirando um pouco mais devagar, impactada pelo aroma reconfortante de café fresco. Qualquer lugar para se estar entre livros e tomar um bom café era capaz de amenizar seus furacões internos. Debruçou-se sobre o balcão de lançamentos, só por distração, e escolheu um exemplar para folhear.

Demorou um pouco mais do que o comum para passar a página, tanto que pareceria patético para quem estivesse observando. Nunca havia, ela ergueu o rosto rapidamente pra confirmar. Mas, daquela vez, não. Eles cruzaram o olhar numa fração de segundo, mas não foi difícil deduzir que aquele sorriso divertido dele quando voltou à leitura era dela. Era dela porque, certamente, não devia ser tão árdua quanto ela fez parecer a tarefa de folhear um livro. E ele havia visto.

Fazia tanto tempo que não corava de tal maneira, que a surpreendeu a rapidez com que as bochechas podiam atingir aquela temperatura. Pela visão periférica, ela reparou no momento em que ele devolveu o livro à pilha e veio contornando o balcão até bem perto. Casualmente, é claro, ela pensou. Não que ele estivesse se aproximando com alguma intenção.

Em questão de segundos, ele estava tão próximo que parecia a meio passo de cumprimentá-la. Suas mãos esbarraram quando iam selecionar o mesmo livro. Ela virou o rosto para encará-lo e pedir desculpas, ele fez o mesmo. Com menos angústia e bem menos intenção de se desculpar. Era um olhar tão seguro e um sorriso tão sereno que, por um instante, ela pensou que estava sozinha naquela fantasia platônica, que ele teria o mesmo sorriso no rosto para qualquer outro desconhecido em quem esbarrasse sem querer. De repente não tinha mais certeza se aquele risinho de antes foi mesmo para ela.

Ele se desculpou logo depois dela, deu de ombros como quem não se sente nenhum pouco ofendido e ofereceu o livro. ‘Mesmo?’, e ele balançou a cabeça: ‘Mesmo’. Ela pegou o livro e, ainda sem graça, abriu. ‘Se precisar de ajuda pra virar a página...’, ele pressionou os lábios, maquiando o sorriso depois do gracejo.

O engraçado foi como aquilo fez um estranho sentido em vários aspectos. Virar a página. Todos aqueles últimos dias recusando-se a se divertir por remoer continuamente um amor acabado. Fechado e lacrado. Despachado. Ela riu baixinho. Ele acompanhou, lançando um olhar rápido na sua direção antes de caçar outro livro.

Às vezes, a distração é o melhor remédio. Poder se distrair vivendo. 

______________________________________________
Música de inspiração: Dreaming with a Broken Heart

Um comentário:

Oi, você! Obrigada mesmo por ler! Quer deixar um recado?